quinta-feira, 23 de abril de 2009

História da bandeira do Brasil

Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil como a conhecemos hoje foi adotada no dia 19 de novembro de 1889. Ela foi idealizada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil e teve colaboração do Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. Você sabe o significado das cores da bandeira do Brasil?

Primeiramente, as cores da bandeira são verde, amarelo, azul e branco. As cores verde e amarelo representam a casa real de Bragança. A cor azul representa uma esfera celeste representando a cidade do Rio de Janeiro inclinada às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.

As estrelas da bandeira do Brasil também tem significado. Todas as 27 estrelas da bandeira têm dimensões diferentes representando as cidades brasileiras. A faixa branca ao contrário do que muitos pensam não representa nada, é simplesmente para carregar a escrita.

Um comentário:

Aldênis Fernandes disse...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICA ESSA DICA SOBRA A NOSSA BANDEIRA BRASILEIRA. PARA INCREMENTAR SOBRE ESTE ASSUNTO, QUERO DIZER QUE A BANDEIRA MAIS ANTIGA É A DA TURQUIA.